A Feira que acontece em High Point, na Carolina do Norte, com duas versões por ano, atrai designers e varejistas de todo os Estados Unidos em busca de novidades, móveis que inspirem novos projetos de design, além de abastecer as grandes redes do varejo pelo país. O volume do mercado dos Estados Unidos para móveis atingiu USD200 bilhões em 2023, dos quais USD50 bilhões são para os importados.
O Brasil participa com menos de 1% em market share na demanda de importados e isso ajudou ainda mais a motivação para a DG4Business organizar a presença de uma forma diferente a participação dos brasileiros na feira.
As ações começaram com a aproximação dos organizadores de High Point, convidando a fazer algo junto conosco, inovando um pouco em comparação com iniciativas brasileiras em outras versões.
O Presidente de High Point Market Authority aceitou a nossa ideia e continuamos a aproximação com outras peças importantes do quebra-cabeça. Falamos com a Presidência da Associação dos Designers de Móveis e com a Diretora da Associação dos Designers de Decoração.
A ideia era de colocar os dois públicos, brasileiros e estadunidenses, especialistas em suas áreas para conversar. O próprio programa de visitas da feria foi alvo de atenção dado o tamanho e a dispersão das empresas pela pequena cidade. Diferente de centros de convenções, os quais organizam em um lugar só todas os estandes para que os produtos sejam conhecidos, High Point é especial até nisso, convidando os visitantes a fazerem pequenos tours pela cidade para cobrir em diferentes localidades as novidades de cada empresa expositora.
Nossa equipe visitou a feira e desenvolveu uma agenda específica de assuntos com os organizadores e especialistas estadunidenses. O mesmo ocorria com Associações de Fabricantes de Móveis nos maiores celeiros moveleiros do Brasil.
A ideia era de integrar o público brasileiro ao estadunidense em prol do aumento de fabricantes participantes da feira e gerar mais negócios durante a exposição, que alcança cerca de USD6 Bilhões em valores de transações por ano. O objetivo de fazer o diagnóstico uma versão antes da feira era de assegurar que todas as sugestões de melhoria para os expositores brasileiros pudessem ser maximizadas. A localidade onde as empresas brasileiras eram expostas, assim como a falta de visibilidade também foi alvo de conversas, que sempre vai existir soluções quando há boa vontade e criatividade.
Como base de todos os trabalhos liderados pela DG4Business, a capacitação prévia do público interessado é sempre colocada como prioridade. Por isso, um minucioso planejamento foi colocado em prática, à disposição dos fabricantes de móveis brasileiros.
Até então o Brasil não é tão reconhecido como potencial fornecedor para os Estados Unidos, por ter uma presença muito tímida frente ao potencial de participação desenvolvido pela DG4Business.
Vejam mais detalhes de como essa ação foi organizada.